terça-feira, 4 de junho de 2013
Festa de S. João Batista 2013
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
São Vicente Pallotti
É com muito carinho que publico esta matéria enviada pelo grande amigo seminarista Leonardo Rosa Ramos que entendendo o chamado de Deus, ingressou no seminário para cumprir sua vocação.
Segue a história dos Palotinos, seu fundador e algumas fotos de seus amigos de seminário.
Os Palotinos
Nosso fundador
São Vicente Pallotti é o pai da família palotina. Nasceu em Roma, no dia 21 de abril de 1795, de tradicional família católica. Desde cedo sentiu em sua vida o chamado de Deus para entregar-se a ele como presbítero. Foi ordenado padre a 16 de maio de 1818, na Basílica de São João do Latrão. Desenvolveu intenso apostolado em Roma, vindo a fundar em 1835 a União do Apostolado Católico, que reunia padres, religiosos e leigos zelosos pela ação evangelizadora da Igreja. Vicente Pallotti entra na eternidade no dia 22 de janeiro de 1850. Pio XII o fez beato no centésimo ano de sua morte, e João XXIII o canonizou no dia 20 de janeiro de 1963.
Fundação
A fundação de Vicente Pallotti se chama União do Apostolado Católico, e dela fazem parte:
a) a Sociedade do Apostolado Católico (Padres e Irmãos)
b) a Congregação das Irmãs do Apostolado Católico (Irmãs Palotinas);
c) a Congregação das Irmãs Missionárias do Apostolado Católico (palotinas missionárias);
d) e leigos que se agregam como membros individuais através de um ato de empenho apostólico.
Carisma e espiritualidade
É missão da família palotina despertar a consciência apostólica de todos os batizados e torná-los ativos e operantes no serviço da Igreja. Todo palotino deve trabalhar por reavivar a fé e reacender a caridade, tendo por meta a infinita glória de Deus e a salvação própria e do próximo.
Maria, Rainha dos Apóstolos, é a patrona de toda a obra palotina, porque “ela cooperou de maneira toda singular na missão salvífica de seu Filho e é modelo eminente de zelo apostólico para todos os membros da União” (Lei da SAC, preâmbulo,k).
Etapas da formação
Período introdutório ou noviciado:
é a etapa inicial, na qual somos introduzidos na vida em comunidade, no conhecimento do fundador, na espiritualidade e no carisma palotino. Constando de 2 anos, este tempo nos prepara para a Primeira Consagração.
Formação ordinária: tem seu início com a Primeira Consagração, pela qual o candidato se torna membro efetivo da União do Apostolado Católico; corresponde ao tempo dos estudos filosóficos e teológicos e tem como fim preparar-nos para a Consagração Perpétua e, no caso dos candidatos ao sacerdócio, também para a ordenação.
Formação permanente: começa com a Consagração Perpétua e dura por toda a vida.
A vida consagrada palotina é um apelo à constante conversão e um caminho de contínuo amadurecimento vocacional e apostólico.
FAÇA PARTE DA FAMÍLIA PALOTINA!!!
“COM UM ROSTO SERENO E FELIZ MOSTRAMOS QUE O SEGUIMENTO DE CRISTO PREENCHE A NOSSA VIDA.” (São Vicente Pallotti)
Em breve, publicarei os nomes dos seminaristas, pelos quais oramos duas vezes no mês na hora santa vocacional, aqui na Capela de S. João. Caso conheça mais alguém, quem sabe de sua família, que esteja em seminário ou casa de formação envie os nomes para: capelasjoaobastistapontal@hotmail.com e carloshenrique.chuveiro@hotmail.com para rezarmos por eles(as) também.
Contato:
Seminário Maior Palotino – RJ
Rua Nova Odessa, 80 – Vila Valqueire
21330-340 Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2453-2915 / (21) 3281-8934
E-mail: palotinos_rj@yahoo.com.br
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Novena Natal em Família - Este é Jesus, o Filho de Deus!

A Capela de São João Batista no Pontal - São Gonçalo - RJ, inicia hoje a novena natal em família que aborda o tema: Este é Jesus, o Filho de Deus!
Com o intuido de expandir a participação da comunidade, orientados pelo diretor espiritual Pe. José Antônio, foram criados quatro grupos que estaram fomentando a Novena no Pontal.
Cada grupo fará a novena em oito casas sendo o nono encontro na capela. Estão envolvidas as pastorais da Criança, Caridade, Catequese, Teatro e Dízimo. Com apoio das coordenadoras da cantina e a equipe do terço. Serão 32 famílias visitas de 15 a 22 de dezembro, no encerramento, convidamos todas as famílias envolvidas e a comunidade para uma grande confraternização no pátio da igreja. Esperamos atingir em torno de 100 pessoas no dia da confraternização que contará com um acontecimento surpresa.(você saberá no dia 25).
A Capela de São João Batista fica a Rua Manuel Duarte, s/n - Pontal - SG.
Contato: 2605-8399 ou capelasjoaobatistapontal@hotmail.com
Imagem retirada de:
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
O MANTO DA VIRGEM DE GUADALUPE
DESCOBERTAS SOBRE O MANTO DA VIRGEM DE GUADALUPEVocê quer ler algo que não só vai lhe surpreender, como mudará para sempre sua forma de pensar?
Então, leia o que a ciência descobriu sobre o manto da Virgem de Guadalupe:
1. Estudos oftalmológicos realizados nos olhos da imagem de Maria detectaram que, ao aproximar luz, a retina se contrai e ao afastá-la, ela se dilata, exatamente como ocorre em um olho vivo.
2. A temperatura da fibra de maguey, com a qual está confeccionada o ponche que usou Juan Diego, mantém uma temperatura constante de 36.6 graus, a mesma de um corpo humano vivo.
3. Um dos médicos que analizou o ponche colocou seu estetoscópio embaixo do cinto que Maria possui e escutou batidas, que em rítmos, se repetem a 115 pulsações por minuto, igual a um bebê no ventre materno.
4. Não se descobriu nenhum vestígio de pintura no tecido. Na realidade, a uma distância de 10 centímetros da imagem, só se vê o tecido de maguey crú: as cores desaparecem. Estudos científicos não conseguem descobrir a origem da coloração que forma a imagem, nem a forma que a mesma foi pintada. Não se detectou vestígios de pinceladas nem outra técnica de pintura conhecida. Os cientistas da NASA confirmaram que o material que dá origem às cores não pertence a nenhum dos elementos conhecidos na terra.
5. Foi passado um raio lazer no sentido lateral sobre o tecido e descobriu-se que a coloração da mesma não está nem na frente e nem no verso, e sim, que as cores flutuam a uma distância de três décimos de milímetro sobre o tecido, sem tocá-lo. As cores flutuam sobre a superfície do ponche. Não é surpreendente?
6. A fibra de maguey que constitui o tecido da imagem, não dura mais que 20 ou 30 anos. Há varios séculos se pintou uma réplica da imagem em um tecido de fibra de maguey idêntica, e a mesma se desintegrou depois de varias décadas, enquanto que, há quase 500 anos do milagre, a imagem de Maria continua tão firme como no primeiro dia. A ciência não consegue explicar porque a tela não se desintegrou.
7. No ano de 1791, derrubou-se, acidentalmente, ácido muriático no lado superior direito do tecido. Num intervalo de 30 dias, sem tratamento algum, o tecido afetado se reconstituiu milagrosamente.

8. As estrelas visíveis no Manto de Maria refletem a exata configuração e a posição em que se apresentava o céu do México, no dia em que aconteceu o milagre.
Do lado direito, do manto da Virgem, encontram-se “comprimidas” as constelações do sul:
4 estrelas que formam parte da constelação de Ofiuco (Ophiucus).
Abaixo, se observa Libra e à direita , a que parece uma ponta de flecha, corresponde ao início de Escorpião (Scorpius).
No meio, se assinalam duas: a constelação de Lobo (Lupus) e no extremo, a de Hidra (Hydra).
Abaixo se vê a Cruz do Sul (Crux). Sem dúvida alguma, à esquerda, aparece o quadrado ligeiramente inclinado da constelação de Centauro (Centaurus).
Do lado esquerdo do manto da Virgem, vêem-se as constelações do norte:No ombro, um fragmento das estrelas da constelação de Boyero (Bootes); abaixo, e à esquerda, a constelação Osa Mayor (Ursa Maior). Em volta e à direita, Berenice (Coma Berenices); abaixo, Lebreles (Canes Venatici), e à esquerda, Thuban, que é a estrela mais brilhante da constelação de Dragón (Draco).
Abaixo das duas estrelas, (que todavía formam parte da Ursa Maior), percebe-se outro par de estrelas da constelação de Cochero (Auriga) e à oeste, abaixo, 3 estrelas de Touro (Taurus).
Desta maneira, ficam identificadas, na sua totalidade e no seu lugar, um pouco comprimidas, as 46 estrelas mais brilhantes que rodeiam o horizonte do Vale do México.
9. No início do século XX, um homem escondeu uma bomba de alto poder entre um arranjo floral e o colocou aos pés do manto. A explosão destruiu tudo ao redor, menos o manto, que permaneceu intacto.

A imagem do bispo Zumárraga nos olhos de Maria foi aumentada com tecnologia digital, revelando que nos seus olhos está retratada a imagem do índio Juan Diego abrindo seu ponche frente ao bispo.
Sabem qual o tamanho desta imagem? Uma quarta parte de um milésimo de milímetro.









1."Guadalupe" significa no idioma indígena: “amassa a cabeça da serpente". É o que está em Genesis 3,15: …“Ela (a mulher) te esmagará a cabeça (da serpente)…” é Maria, Vencedora do Mal.
2. A imagem é uma pintura tal qual detalha Apocalipse 12: “Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os seus pés…".
3. A Virgem tem um cinto no ventre: está “grávida" .
Nunca se esqueça das palavras que Ela disse ao índio Juan Diego:
Hijito mío, el mas pequeño:
no te aflijas por nada
¿Acaso no estás en mi regazo?
¿Acaso no estoy yo aquí, que soy tu madre?
Oração de João Paulo II
a Nossa Senhora de Guadalupe
Ó Virgem Imaculada, Mãe do Deus Verdadeiro e Mãe da Igreja!, que deste lugar revelastes Vossa clemência e Vossa piedade a todos os que pedem por Vossa proteção, ouvi a oração que Vos dirigimos com filial confiança, e apresentai-a ao Vosso Filho Jesus, nosso único Redentor.
Mãe de Misericórdia, Mestra do sacrifício oculto e silencioso, a Vós, que viestes a nós pecadores, dedicamos neste dia todos o nosso ser e todo nosso amor. Também dedicamos a Vós nossa vida, nosso trabalho, nossas alegrias, enfermidades e tristezas. Concedei-nos paz, justiça e prosperidade a nossos povos; pois confiamos a Vosso cuidado tudo o que temos e tudo o que somos, nossa Senhora e Mãe.
Desejamos ser inteiramente Vossos e caminhar Convosco pelo caminho da completa fidelidade a Jesus Cristo em Sua Igreja; amparai-nos sempre com Vossa Mão amorosa.
Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, a Vós rezamos por todos os Bispos, para que consigam levar os fiéis ao longo dos caminhos da intensa vida cristã, do amor e humilde serviço a Deus e às almas. Contemplai esta imensa messe, e intercedei junto ao Senhor para que Ele desperte a fome pela santidade em todo o povo de Deus, e grandes e abundantes vocações de sacerdotes e religiosos, fortes na fé e zelosos dispensadores dos mistérios Divinos.
Concedei a nossos lares a graça do amor e do respeito à vida desde seu início, com o mesmo amor com o qual concebestes em Vosso ventre a vida do Filho de Deus. Bem-Aventurada Virgem Maria, protegei nossas famílias, para que sejam sempre unidas e abençoai a educação de nossos filhos.
Nossa esperança, olhai sobre nós com compaixão, ensinai-nos a ir continuamente a Jesus e, se cairmos, ajudai-nos a levantarmos novamente, para retornar a Ele, por meio da confissão de nossas faltas e pecados, no Sacramento da Penitência, que concede paz à alma.
Nos Vos pedimos que nos alcanceis um grande amor a todos os Santos Sacramentos, que são, como foram, os sinais que Vosso Filho nos deixou na terra.
Assim, Santíssima Mãe, com a paz de Deus em nossas consciências, com nossos corações libertos do mal e do ódio, seremos capazes de levar a todos a verdadeira alegria e a verdadeira paz, que vem a nós de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que com Deus Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Cartas de incentivo aos missionários
26/10/08 Neli Rios – Capela de São João Batista do Pontal SG.
· A paz de Jesus e o amor de Maria,
São Gonçalo 26/10/08
Amigos missionários, parabéns à todos que prestam serviço ao Senhor Jesus, vocês são escolhidos e acolhidos por Deus, que continuem nessa linda jornada, ajudando a todos os povos. O nosso muito obrigado. Sejam muito felizes e mais uma vez obrigada. Que Nossa Senhora cubra com seu manto Sagrado e que o Senhor abençõe a todos.
Família Oliveira, Ferreira( Maria da Conceição, Viviane, Elton e o pequeno Vinícius de 3 anos ) da Capela de São João Batista do Pontal, São Gonçalo Rio de Janeiro.
Fiquem com Deus e um forte abraço!
·São Gonçalo.
Eu moro no Gradim, meu nome é Fabiano, eu participo da Capela de São João Batista do Pontal, na casa de Jesus. Para todos os nossos missionários paz e bem!
·São Gonçalo 26/10/08
Olá, meu nome é Cosme Muniz Chaves, moro no bairro do Gradim em São Gonçalo, sou da Capela de São João Batista. É por intermédio desta humilde carta, que parabenizo este grandioso trabalho que é uma verdadeira guerra humanitária o que vocês fazem. É por isso que eu Cosme, parabenizo esses missionários heróis e com orgulho, heróis brasileiros.
Obs: Desculpem os erros de português e obrigado pela atenção! Cosme Muniz Chaves.
-Caríssimos irmãos em Cristo , meu nome é Bruno , sou da Capela de São João Batista do Pontal e gostaria de comunicar a vocês missionários , que estou intercedendo pela sua vocação, essa vocação que é tão inspriradora para nós cristãos, pois eu sei o quanto é difícil levar o nome de Jesus Cristo no peito , na linha de frente de uma batalha, eu estava me preparando para o sacerdócio, fiquei um ano no seminário dos Legionários de Cristo e só eu e Deus sabemos o quanto era difícil para suportar e superar as barreiras que nos eram impostas.Mas enfim, gostaria de pedir e rogar a vocês , que não desanimem e se mantenham firmes na fé, pois só Deus salva!
Cristo Rei Nosso , venha a nós o vosso Reino! ( “ Crist Rex Noster , adveniat Regnum tuum!”)
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Capela do Santíssimo
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Comunidade em oração pelos missionários
Jovens, adultos, adolescentes e crianças participaram do dia de adoração que começou às 06h da manhã com louvor ministrado pelo MECE Claudio Roberto.
Todos os missionários foram - pela oração - reanimados pelo Espírito Santo de Deus, temos certeza disto ao clamarmos e cantarmos "Vinde Espírito, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado coração de Maria sua amadíssima esposa" lema que regeu nosso dia de adoração. E, experimentamos a renovação de nossos dons pelo Espírito Santo de Deus através da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria - "e aconteceu de novo todos" ficamos "cheios do Espírito Santo" para interceder pelos missionários, pedir por nossa comunidade que brotassem novos vocacionados, então, nos posicionamos em lugares diferentes e clamamos ao Imaculado Coração de Maria que para onde nossas mãos estivessem direcionadas todos os missionários fossem re-confortados pelo Espírito de Deus, e sabemos que isto se cumpriu porque éramos mais de dois em oração de comum acordo.
Sabemos que a alegria e o consolo voltou àqueles que estavam desanimados, sabemos que Deus restaurou vocações, providenciou suprimentos e construções pela força da oração. Nossa pequena Capela estava em oração por acreditar na poderosa intercessão da bem aventurada Virgem Maria, e meus irmãos, quando colocamos nosso joelho por terra, quando nos prostamos diante do Altíssimo como pedia a música, sabemos que Deus agiu. Sabemos que "o Todo Poderoso fez" pelos missionários "maravilhas porque Santo é o seu nome". E naquele dia, "todo joelho se dobrou no Céu, na Terra e abaixo da Terra" proclamando as maravilhas que Deus fez. Não éramos muitos mas somos orantes. Que Santa Terezinha, São João Batista, e São João Batista de La Salle aumente em nós esta fidelidade orante.
O ponto alto da adoração ocorreu durante a oração do Angelus quando por quase duas horas, a comunidade intercedeu incessantemente por todos os missionários de nossa Arquidiocese espalhados pelo Brasil em missão.
Entregamos à Maria para ser inseridos no Sagrado Coração de Jesus os vocacionados Luíz Cláudio, Leonardo Rosa - Palotino - que recebeu os votos de acolitato Domingo passado em Pendotiba - pelos missionários da Barra do Garças junto com os sacerdotes lembrados no momento: Pe. Edson Asumpção (Neves SG RJ), Pe Daniel, Pe. Carmine Pascale (Gradim SG RJ), Pe. João Batista (Neves SG RJ), Fr. Luis Fernando (Gradim SG RJ), Pe. Dutra e tantos outros.
O dia de adoração chegou ao segundo ápice das 16h:30m às 18h com o Padre Dutra conduzindo a Hora Santa montada por ele.
Rica de informações históricas da trajetória do povo Hebreu até os dias de hoje, hora santa esta (em breve neste blog) marcada por músicas que casam perfeita e liturgicamente com os temas abordados.
Recebemos a benção do Santíssimo, encerrando o pedido de Maria e os compromissos assumidos no segundo encontro missionário produzido pela POM. http://www.pom.org.br/
Domigo passado dia 26 começamos a recolher as cartas escritas pela comunidade que será postada assim que terminarem de ser digitadas e enviadas à POM encaminhar aos missionários que não possuem computador.
Pedimos que divulguem nosso Blog e troquem informações de como anda a animação missionária em sua comunidade.
"Anunciem pelos telhados a boa nova".
Carlos Barcellos - Animador da comunidade.




